sexta-feira, 20 de abril de 2018

Nova estratégia do Imaflora para certificação FSC® reduz custos para pequenos produtores


Análises de cenário e da finalidade do negócio permitem reduzir custos e expandir a certificação FSC® a pequenos produtores.

Flexibilização. Este é o principal componente da nova estratégia de certificação FSC® - Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal) para pequenos produtores de plantações florestais lançada pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola).

A nova estratégia foi pensada para facilitar a compreensão de regras e de ações necessárias para a certificação socioambiental. Das principais dificuldades apontadas em uma análise de cenários feita pelo Imaflora também está o custo final da certificação, de acordo com o coordenador de certificação florestal do Imaflora, Ricardo Camargo Cardoso.

“Essa estratégia permite oferecer módulos de capacitação e de análise de lacunas, que são exames documentais e de campo, para facilitar a compreensão dos processos e verificar o que ainda falta para pequenos produtores se certificarem. Esses módulos podem ser definidos de acordo com características, finalidades e configurações de negócio”, explica.

Ainda de acordo com ele, não existem restrições que possam inviabilizar a certificação FSC® de pequenas propriedades. Nem mesmo de tamanho de área. “Hoje existem duas grandes vertentes no setor de pequenos produtores: a de fomentados, que são os produtores conectados com as grandes empresas do setor e com mercado final já definido; e outra, dos demais pequenos produtores, que podem encontrar nessas ferramentas as condições mínimas para se certificarem”, acrescenta.

Atualmente, há mais de 330 produtores certificados pelo Imaflora na categoria SLIMF, voltada ao manejo florestal de pequena escala. Ainda existem quase 500 produtores divididos em grupos de certificação – levando em conta, também, dados da categoria SLIMF. No total, mais de 200 mil hectares espalhados por pequenas propriedades do País contam com ações do Imaflora.

“Atualmente, as pequenas propriedades têm uma capacidade de impacto positivo muito alto a ser causada pela certificação socioambiental, seja no campo ou nas práticas de gestão do produtor. E esse potencial se alinha perfeitamente com a missão do Imaflora, ao tornar realidade a adoção de práticas de responsabilidade social e ambiental em pequenas propriedades”, finaliza.

LANÇAMENTO – A nova estratégia para a certificação de pequenos produtores foi lançada pelo Imaflora durante a Expoforest, feira que aconteceu em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, na última semana, e reuniu mais de 30 mil pessoas e 230 expositores do Brasil e do exterior.

FSC® - N001877


Nenhum comentário:

Postar um comentário