segunda-feira, 16 de abril de 2018

Calçada Cilada: Observatório Cidadão de Piracicaba promove ações e debates em torno do tema

Entre as atividades está o mapeamento das condições das vias por estudantes e usuários com dificuldades físicas.

O Observatório Cidadão de Piracicaba e instituições de outras 20 cidades estão integrando a campanha Calçada Cilada, que pretende mapear e melhorar as condições das vias públicas, por meio do diálogo e práticas envolvendo o poder público, a sociedade e as empresas privadas.

A intenção da iniciativa - que acontece pela primeira vez em Piracicaba, mas está em seu quarto ano - é encaminhar o mapeamento realizado aos entes públicos ampliar a discussão sobre a qualidade das calçadas, o impacto na saúde, na segurança e na mobilidade do cidadão e lutar pelo cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão.

É só baixar o aplicativo

O cidadão que quiser contribuir para o mapeamento, apontando calçadas perigosas, em mau estado, pode baixar gratuitamente o aplicativo Colab, disponível em aparelhos Android ou iOS, cadastrar-se e, ir para “ fiscalize um problema”. Em seguida, selecionar a categoria “pedestres e ciclistas” e escolher uma subcategoria, como, por exemplo, “ calçada irregular” . Então, basta tirar e foto e descrever o problema, usando a #cilada.

A programação em Piracicaba

O Observatório Cidadão de Piracicaba vai realizar três transmissões ao vivo, por meio da sua página no Facebook.

16/04, 18h30: Graziela Tozin, membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEF), vai  abordar o tema “ Acessibilidade – As calçadas e dos desafios da mobilidade das pessoas com deficiência” .

23/04, 18h30: Claudia Regonha Suster, coordenadora  do curso Promotoras Legais Populares - Piracicaba e integrante do coletivo Marias de Luta vai falar sobre “A mobilidade a pé na perspectiva da mulher” .

02/05, 18h30 Estevam Vanale Otero, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIMEP, tratará do tema “Planejamento Urbano – As calçadas como reflexo do perfil excludente do planejamento urbano”.   

Mapeamentos

No dia 20/04, a partir das 13h30 será realizado o mapeamento das condições das vias públicas (calçadas) em torno dos equipamentos públicos de saúde alertando para os descumprimentos das normas de acessibilidade.

Serão vistoriados dois lugares: às 13h30, o ponto de encontro será no Pronto Atendimento Piracicamirin, na rua Rio Grande do Norte, 135. E, às 15h30, a mesma atividade ocorrerá no Posto de Saúde Jupiá, na Rua Eudóxio Silva, sem número, Jardim Parque Jupiá.

E no dia 04/05, das 08h00 às 12h30, alunos da Escola Estadual Pedro de Mello, localizada na região do TUPI farão o mapeamento e fiscalização das calçadas na região da escola.
  
Sobre o Observatório Cidadão de Piracicaba

O Observatório Cidadão é uma iniciativa conjunta da OAB-8ª Subseção de Piracicaba, Pira21, Florespi, Imaflora, Casvi, Pasca e UNESP e conta com o apoio da Caterpillar, do Fundo de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo e da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP. O Observatório tem como objetivo instrumentalizar a sociedade para melhor compreensão e participação nos processos decisórios locais e contribuir com o monitoramento, avaliação e aprimoramento das políticas públicas do município. Saiba mais em: www.observatoriopiracicaba.org.br

Sobre o Imaflora

O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. O Imaflora atua no município por meio do projeto Piracicaba Sustentável. O Piracicaba Sustentável busca fortalecer e capacitar a sociedade, para que possa participar das políticas públicas locais. Saiba mais em www.imaflora.org

Informações para a imprensa
Fátima Nunes – MTb 13.100
(11) 3815.8162 (11) 98274. 5553
fatima@imaflora.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário