sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Expocaccer apoia ações de educação ambiental no cerrado mineiro

Um grupo de 44 fazendas certificadas, localizadas na região do cerrado mineiro e ligadas a Expocaccer, cooperativa de produtores de café, na cidade de Patrocínio, em Minas Gerais, está organizando uma gincana ambiental com 12 escolas e com a Apae da região.

O objetivo é estimular o respeito com o meio ambiente entre as novas gerações e, ao mesmo tempo, proporcionar ganhos para a comunidade, um dos princípios da certificação socioambiental. “Estamos pedindo que os estudantes levem recicláveis para a escola e o que conseguir uma quantidade maior, por peso, vai receber um prêmio individual. Ao mesmo tempo, haverá uma disputa entre as escolas e a que ganhar, receberá o equivalente a 5 mil reais em benefícios para a instituição”, explica Natália Leão, agente de certificação da Expocaccer, que está a frente da organização da gincana.

A ideia tem mobilizado a comunidade. As crianças estão participando de palestras sobre o tema e começam a reunir garrafas pets, latinhas e papéis e os resultados positivos já apareceram: “a comunidade está mais limpa, tem menos lixo. E isso representa menos mosquitos, menos ratos e, portanto, o risco de doença transmitidas por eles, como a dengue”, observa Maria Aparecida Correia Pereira, diretora da Escola Municipal Prefeito Antônio Irineu Godinho, do  município de Presidente Olegário.

E como as crianças da escola já mostraram que estão a mil, a diretora sonha com a vitória e tem planos para aplicação dos recursos: arrumar o muro que caiu com a chuva e arrumar o sistema de esgotos do prédio. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário