terça-feira, 2 de maio de 2017

Morangos com técnica francesa recebem certificação Rainforest Alliance Certified™ de sustentabilidade

O IMAFLORA acaba de conferir a certificação Rainforest Alliance Certified™ à produção de morangos da fazenda “Fraise, paixão por morangos”, localizada na cidade de Estrela, no Rio Grande do Sul. É a primeira certificação da RAC™ para morango, no Brasil.

Trata-se de um negócio familiar, tocado por Luiz Pianta, Márcia e Marlove Kartsch que foram buscar tecnologia na França para conseguir rendimento máximo no cultivo da fruta, sem uso de agrotóxicos, apenas com controle biológico dos agentes que podem provocar doenças nas plantas. Os morangos crescem em estufas, protegidos. “Na nossa estufa, temos abelhas, que é sinal de um ambiente saudável”, conta Luiz.

A fazenda produz 36 mil mudas de morango, mas já se programou para um salto na sua produção: estima passar para 110 mil mudas nos próximos meses.

“A certificação Rainforest Alliance Certified™ reconhece empresas com boa gestão e bom desempenho socioambiental, respeite os direitos e os aspectos de saúde e segurança dos trabalhadores, que se preocupe com o desenvolvimento da comunidade e com a produção eficiente no uso de insumos – água, solo, energia, adubo e defensivos.  Por isso é uma certificação muito valorizada e aceita no mercado internacional”, diz Tharic Galuchi, coordenador de certificação agrícola do IMAFLORA.

A preocupação com a sustentabilidade e o desejo de se fixar no campo e mostrar à comunidade local, especialmente aos jovens, que esse é um caminho possível, foram algumas das razões que levaram a equipe da Fraise a buscar a certificação. A empresa que já distribui o morango para o mercado varejista de Porto Alegre agora quer entrar no mercado externo. “Já entramos em contato com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para buscar orientações sobre a colocação do nosso produto no exterior”, diz Luiz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário