terça-feira, 4 de abril de 2017

Imaflora no TFA 2020: presença marcada

O Tropical Forest Alliance (TFA 2020) é uma parceria global entre empresas, governos e sociedade civil, sediada no Fórum Econômico Mundial, que articula esforços para eliminar o desmatamento de florestas tropicais associado às cadeias produtivas da soja, carne, dendê e celulose e papel. O Imaflora é um dos membros do TFA e participa do seu Comitê Orientador, que é a instância mais alta na governança da iniciativa.

Entre os dias 18 e 22 de março aconteceu a Segunda Assembleia Geral do TFA 2020, que agregou mais de 100 instituições de todo mundo.

O Imaflora tem participado ativamente das discussões e nessa edição lançou o estudo “Dez anos da moratória da soja na Amazônia: história, impactos e a expansão para o cerrado” e também o “Atlas da Agropecuária Brasileira”. Além disso, o Grupo de Trabalho Economia da Floresta Tropical, da Coalização Brasil Clima, Florestas e Agricultura promoveu um evento paralelo na Segunda Assembleia Geral da Tropical Forest Alliance 2020, onde Leonardo Sobral, gerente florestal do Imaflora, falou sobre “Monitoramento dos fluxos madeireiros na Amazônia” e apresentou a plataforma que vem sendo desenvolvida para controlar esse fluxo.

As fazendas do Programa Novo Campo, representado pelo Ciniro, receberam alguns participantes do evento. O intuito era mostrar as ações relativas à restauração das áreas de proteção permanente, a recuperação de pastagens degradadas e a introdução das boas práticas agropecuárias na Amazônia.

A participação do Imaflora com essas 4 grandes ações no TFA foi fundamental para subsidiar as discussão dos temas acima, e também para contribuir com a busca pelo cumprimento das metas propostas até 2020, focando nas questões práticas, incluindo o desmatamento zero para algumas regiões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário