quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Origens Brasil® chega à Calha Norte


Poucos meses depois de ter sido lançada, a iniciativa Origens Brasil® chega ao seu segundo território: a Calha Norte paraense. A presença do IMAFLORA na região há dez anos e os quatro anos de gestão que antecederam a chegada do projeto no território do Xingu, criaram as condições para o desembarque do Origens Brasil® no maior mosaico de áreas protegidas do mundo.

As cadeias produtivas para o fornecimento da castanha-do-Brasil, do óleo da copaíba e da borracha já estão estruturadas, as negociações com empresas já começaram e o Comitê Territorial que responde pela governança do Origens Brasil® está em pleno funcionamento.

“A ampliação para outros territórios de diversidade socioambiental está na concepção do Origens Brasil®, trabalhada com muita robustez. E a atuação na Calha Norte já era na direção da valorização dos produtos do agro extrativismo como forma de assegurar o modo de vida das populações tradicionais, a prestação de serviços ambientais e o vínculo dos extrativistas com atividades não predatórias”, lembra Roberto Palmieri, gerente de projetos e políticas públicas do IMAFLORA.

O Origens Brasil® foi lançado, inicialmente, no Território do Xingu com o objetivo de dar transparência às cadeias de produtos da floresta e criar relações comerciais éticas entre as empresas e as populações tradicionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário