quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Análise da agropecuária brasileira convida à reflexão sobre as contradições no campo

Na edição atual do Perspectiva Imaflora, Luis Fernando Guedes Pinto, engenheiro agrônomo e gerente do IMAFLORA e Luis Carlos Guedes Pinto, professor titular aposentado do Instituto de Economia da Unicamp e Ministro da Agricultura de 2006 a 2007, dedicam-se à análise da complexa realidade da agropecuária do país que passou de importador de alimentos a um dos maiores exportadores de commodities do mundo.

O salto que levou o Brasil a adquirir uma nova estatura como ator global, no entanto, não equacionou os problemas ambientais e as desigualdades sociais, de acordo com a análise. Por isso, os autores lembram que a finalidade desse trabalho é contribuir com reflexões para o debate público construtivo e o aprimoramento de políticas para o desenvolvimento da agricultura brasileira.

“Há um esforço para transitarmos do predatório e precário para o responsável e sustentável. E o trabalho que apresentamos nessa edição é uma análise de quatro décadas de transformações e um convite ao diálogo para a construção de soluções para uma agricultura mais sustentável e equitativa”, diz Luis Fernando. A íntegra pode ser conhecida aqui.

Artigo sobre o estudo publicado pela Folha de São Paulo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário