segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Conheça os parceiros da Natureza

Conservação da biodiversidade será debatida no Pavilhão OliAle durante as Olimpíadas do Rio

Conheça no dia 11 de agosto o livreto “Parceiros da Natureza” e receba um kit de produtos ecologicamente sustentáveis

Parceiros de Natureza: povos tradicionais e conservação da biodiversidade

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aproveita o contexto dos Jogos Olímpicos 2016 para, em articulação com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), e com o apoio da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), promover o evento “Parceiros da Natureza: povos tradicionais e conservação da biodiversidade”, a ser realizado no dia 11 de agosto de 2016, na cidade do Rio de Janeiro no Pavilhão OliAle.

O evento, no formato de talk show, mostrará ricas histórias de povos tradicionais que vivem em unidades de conservação da natureza no Brasil. Nas unidades de conservação são desenvolvidas diversas iniciativas bem sucedidas de uso sustentável dos recursos naturais. O talk show colocará em evidência que em áreas protegidas povos e comunidades tradicionais dão exemplos de como se pode conciliar a proteção do patrimônio natural com o desenvolvimento sustentável; assim como relações comerciais que respeitam e valorizam os modos de vida das comunidades e os produtos da biodiversidade brasileira. Será uma oportunidade para mostrar o quanto assegurar a integridade destes espaços é importante para a vida das populações tradicionais, e o papel que exercem as instituições que apoiam e promovem a ponte entre empresas e comunidades. Pretendemos expor e divulgar no evento em questão, como estas relações contribuem para a conservação ambiental ao mesmo tempo em que resultam na disponibilização de produtos ecologicamente sustentáveis para a sociedade.

Palestrantes

• Rômulo Mello, Presidente do ICMBio
• Leo Ferreira, Coordenador de Projetos do IMAFLORA
• Anselm Duchrow, Diretor do Programa Florestas Tropicais da GIZ no Brasil
• Juliana Simões, Diretora do Departamento de Extrativismo do MMA (tbc)
• Jeremias Dantas, comunitário da cooperativa COMFLORA
• Dinael Anjos, Presidente da Associação da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns TAPAJOARA
• Joaquim Belo, Presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS)
• Marco Matavelli, Diretor de Corporate Compliance e Regulatórios da Symrise

Sobre o ICMBio e as unidades de conservação federais

Ao longo de seus nove anos de existência, o ICMBio tem trabalhado para proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental por meio de gestão nas unidades de conservação federais (UC).  
    
As UC são áreas de proteção ambiental legalmente instituídas pelo Poder Público, e dividem-se em dois grupos: o de proteção integral e o de uso sustentável. Nas áreas de proteção integral, a preservação da natureza  é o principal objetivo e as regras quanto à utilização dos recursos naturais são mais restritivas. Já as unidades de uso sustentável visam conciliar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. Atualmente, o ICMBio é responsável pela gestão de 325 unidades de conservação federais, sendo 83 Reservas Extrativistas (Resex) e Florestas Nacionais que têm povos e comunidades tradicionais como beneficiários.

A prática do extrativismo é comum no universo cotidiano das famílias beneficiárias destas áreas, de modo que óleos, castanhas, frutos e a própria madeira constituem importantes objetos de exploração sustentável. Do mesmo modo, a pesca artesanal tem grande importância na dieta alimentar dos beneficiários, sendo ainda uma fonte alternativa de renda. Além destes produtos, pode-se ainda citar outros tantos, trabalhados pelas populações tradicionais e com alta aceitação de mercado.

Serviço

O quê: Parceiros de Natureza: povos tradicionais e conservação da biodiversidade
Onde: Pavilhão OliAle, Leblon – Rio de Janeiro, na altura do posto 11
Quando: 11 de agosto  de 2016, 16 ás 18h

Contato

GIZ: Anna Lena Schanz, Assessora de Comunicação, annalena.schanz@giz.de, (61) 3328-3063
DISAT/ICMBio: disat@icmbio.gov.br

Sobre a GIZ

Presente em mais de 130 países, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, é uma das maiores empresas de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. A GIZ é uma organização do governo alemão, sem fins lucrativos, que apoia desde o fomento da economia e da criação de emprego, o trabalho com questões ambientais e energéticas até a promoção da paz e da segurança. Seu objetivo consiste em melhorar de forma sustentável as condições de vida das pessoas.

A GIZ apoia, por incumbência do Governo Federal da Alemanha, instituições brasileiras em realizar programas governamentais do Brasil, dentro das áreas principais – temáticas e regionais – acordadas entre os dois países. As áreas prioritárias acordadas são: (1) energias renováveis e eficiência energética, (2) proteção e uso sustentável das florestas tropicais.

A GIZ no Brasil participará durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Pavilhão “OliAle” do consulado alemão na praia Leblon com uma exposição sobre a cooperação Brasil-Alemanha, uma excursão ao morro da Babilônia para conhecer exemplos da cooperação, bem como diferentes eventos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário