terça-feira, 31 de maio de 2016

Projeto Olhos da Floresta chega para fortalecer a agricultura familiar e a cadeia do guaraná, no Amazonas

O IMAFLORA e a Coca Cola Brasil lançaram hoje, em Presidente Figueiredo, no Amazonas, o projeto Olhos da Floresta, que visa fomentar  a agricultura familiar e a cadeia do guaraná na região, criando oportunidades de inclusão social, geração de renda e uso racional dos recursos naturais. Entre as iniciativas, o programa dará aos agricultores familiares apoio técnico para adotar os Sistemas Agroflorestais (SAFs), modelo alternativo de produção que combina culturas agrícolas e espécies florestais em um mesmo espaço, o que transforma áreas degradadas em férteis.

Haverá ainda a verificação da cadeia do guaraná  a partir  do controle e rastreabilidade ao longo de  todo o processo. A intenção é que com o aumento da capacitação técnica, com o tempo, esses agricultores possam agregar valor à produção, podendo até pleitear a certificação que atestará a adoção de controle e rastreabilidade ao longo de toda a cadeia, do plantio até o produto final.

Para os agricultores, o programa aumenta a geração de renda ao diminuir a dependência de uma só cultura, permitindo sua permanência no campo a longo prazo. E, para o meio ambiente, faz com que a biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora, aumente imediatamente. Até 2020, serão beneficiadas 350 famílias amazonenses que produzem o guaraná.



3 comentários:

  1. Desejo sucesso ao Projeto e à iniciativa de desenvolvimento das cadeias produtivas e agricultura familiar do município.

    ResponderExcluir
  2. como faço para participar do projeto

    ResponderExcluir
  3. Cleide, muito obrigado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, por favor nos escreva: imaflora@imaflora.org

    ResponderExcluir