terça-feira, 3 de março de 2015

Imaflora e GTPS promovem Dia de Campo em Rolim de Moura

Evento tem o objetivo de compartilhar as técnicas para uma pecuária sustentável 

Nos dias 18 e 19 de março, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA) promoverá o Dia de Campo em Rolim de Moura, Rondônia. Voltado a produtores da região e aberto aos jornalistas, o evento tem como objetivo mostrar um exemplo de propriedade que utiliza boas práticas agropecuárias que, consequentemente, aumentam a produtividade, sem agredir o ambiente. O projeto desenvolvido em Rolim de Moura é uma parceria entre IMAFLORA e Marfrig e faz parte do Programa Pecuária Sustentável na Prática, do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS).

O projeto tem o objetivo de ampliar o alcance das técnicas de intensificação de pastagens, que permite o uso da mesma área por maior número de bois, gerando ganhos de produtividade e reduzindo a necessidade de abertura de novos espaços para a criação de gado. Como piloto, foram escolhidas 3 fazendas para funcionar com unidades de demonstração. O projeto visa ainda capacitar equipes técnicas e testar indicadores de melhoria contínua, como multiplicadores da pecuária sustentável. 

No primeiro dia do evento (18), será apresentado o escopo geral do projeto, pelo secretário executivo adjunto do IMAFLORA, Eduardo Trevisan Gonçalves. O GTPS falará sobre o Programa Pecuária Sustentável na Prática, que conta com financiamento da Fundação Solidaridad, por meio do Farmer Support Programme (FSP), fundo do governo holandês. Murilo Betarello, consultor da empresa Via Verde, apresentará a proposta de intensificação de pastagens que está sendo implementada nas unidades demonstrativas.

O segundo dia do evento (19) será destinado ao dia de campo, onde os participantes aprenderão na prática sobre algumas técnicas da pecuária sustentável e poderão observar um experimento realizado em conjunto com a Stoller.






Sobre o GTPS

Criado no final de 2007 e formalmente constituído em junho de 2009, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) é formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil, entre eles indústrias, organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. O objetivo do GT é debater e formular, de maneira transparente, princípios, práticas e padrões comuns a serem adotados pelo setor, que contribuam para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. Em 2014, o grupo recebeu o Certificado de Excelência em Sustentabilidade na categoria Governança Corporativa, entregue pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) em reconhecimento ao processo claro e transparente de tomada de decisões e demonstração de resultados do GTPS. Mais informações sobre o GTPS estão disponíveis no site www.pecuariasustentavel.org.br. Acompanhe também pelo twitter, em @gtps_brasil, e pelo Facebook, em www.facebook.com/gtpsbrasil.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário